domingo, 28 de outubro de 2007

Damásio



I
.E se, depois de todos os seus amigos madrugadores de MSN tiverem ido dormir, você continuar acordada jogando Mahjong?
II.Talvez tenha a ver com marcadores somáticos e incapacidade de tomar decisões. No caso, a decisão simples de desligar o computador.
I.Discordo. Essa decisão não é tão simples quanto parece, uma vez que não seja apenas necessário desligar o computador, mas dormir. Para isso você tem que descer, comer alguma coisa... Nesse intervalo, pode ser que você queira ligar a TV, ou qualquer coisas assim. Depois, uma vez na cama (desconsiderando todo o processo de pôr o pijama, ajeitar o lençol), você tem de se entregar ao sono. Logo, trata-se de uma operação de alta complexidade que necessita de uma série de mecanismos e capacidade de formar imagens e mantê-las por algum tempo, envolvendo memória de trabalho, além de outros dispositivos.
II.Hum... procede... E se você ficar cantarolando mentalmente o mesmo trecho de "Faroeste Caboclo" e sentindo muita pena do Santo Cristo por Maria Lúcia tê-lo enganado com seu maior rival?
I.Talvez tenha a ver com algum desejo de não pensar em determinados assuntos infinitamente mais importantes. Ou ainda: com a nostalgia de uma adolescência que, cá para nós, esteve longe de ser saudável.
II.Certo... e se você escrever um texto inútil como se fosse duas pessoas?
I.Pode se relacionar à esquizofrenia. Ou pode ser que você esteja passando tempo demais com Damásio.

2 comentários:

Anônimo disse...

I - Com esse embasamento todo, como vou argumentar sobre as maravilhas de acordar cedo?

II - Veja bem, nem sempre se trata de tentar resolver um dado problema, mas simplesmente de compreendê-lo e se soliedarizar a ele, nem mais, nem menos.

I - Faz sentido, mas você não imagina como é difícil...

?estranho! disse...

viva as madrugadas insones e a net também!!! heheheh
eu bom que você achou o blog, agora nos visitaremos mais, também gostei do seu e do pessoal da companhia.
até quarta, na aula.
bjs!