domingo, 29 de junho de 2008

Marina Abramovic: Transitory Object for Human Use

retirado de : http://www.britocimino.com.br

25 de junho a 2 de agosto
terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita


A Galeria Brito Cimino abre a exposição Transitory Object for Human UseObjeto Transitório para Uso Humano - da mundialmente aclamada artista plástica, maior representante da performance art, Marina Abramović, que se utilizará da área das 3 salas expositivas da galeria para apresentar suas 12 obras, com instalações e objetos que contam com a participação ativa do público.

O trabalho de Marina Abramović subdivide-se em duas partes: “Corpo do Artista”, em que a performance é executada por ela mesma, e “Corpo Público”, na qual ela pede ao público que participe da performance. As obras por ela concebidas têm participação certa nas mais respeitadas exposições internacionais como Documenta de Kassel, Biennale di Venezia, Centre Georges Pompidou entre outros. Nesta exposição em específico, o público é convidado a ser participante ativo. As instruções relativas a cada objeto estarão disponíveis e a participação depende apenas de ler e seguir as mesmas. Fica a critério de cada visitante o tempo que passará com cada objeto. A expectativa de Marina Abramović é de que o público brasileiro reaja com emotividade e curiosidade características, como ela se recorda de suas visitas anteriores.

Os materiais utilizados na confecção dos objetos que compõem uma mostra, seu processo de escolha, são de suma importância para Marina, que acredita que “o público pode entrar em certos estados mentais com a ajuda do material. O material é muito importante para mim. Uso cristais, cabelo humano, cobre, ferro. Os materiais já têm certa energia". Esta exposição conta com uma infinidade de materiais a serem sentidos e vivenciados, uma vez que a parte ritualística e sua mensagem espiritual são dos componentes mais importantes no participar inteiramente do trabalho.

Esta exposição pertence ao “Corpo Público” das criações da artista. Marina Abramović declara: ”Eu estou interessada em performances que podem parar o tempo. Você está lá, e esquece o tempo - essa é a razão principal”.

Obras:

• Blending-In Coats (jalecos brancos de algodão)
• Time Energizer (estruturas de alumínio com ímãs)
• Soul Operation Table (alumínio, neon, telas de algodão colorido)
• Rejuvenator of the Astral Balance (cadeira, metrônomo)
• Black Dragon (quartzo azul, quartzo rosa, hematita, quartzo verde, quartzo hialino)
• Reprogramming Levitation Module (flores de camomila desidratadas, banheira de cobre, quartzo)
• Waiting Room / Room for Departure (ferro, quartzo negro, lapis-lazúli, quartzo hialino, crisocola)
• Inner Sky (ferro, geodo de ametista)
• Chair for Departure (ferro, ametista)
• Red Dragon (cobre oxidado, quartzo rosa)
• White Dragon (cobre oxidado, obsidiana)
• Mambo at Marienbad (ferro, couro, ímã)

Natural de Belgrado, Iugoslávia, Marina Abramović, desde o início de sua carreira nos anos 70, quando estudou na Academia de Belas Artes, tem sido a pioneira no uso da performance como forma de arte visual. O corpo sempre foi seu tema e sua mídia. Explorando os limites físicos e mentais de seu ser, ela suportou a dor, a exaustão e o perigo, na busca da transformação emocional e espiritual, com performances, som, fotografia, vídeo, escultura. Seu trabalho figura em numerosas coleções públicas e privadas, além de contar com participações nas mais renomadas mostras de arte internacionais.

Tendo atingido o ápice de sua carreira, Marina Abramović é descrita por James Westcott, que prepara sua biografia, como a mais importante performer atual. Seu diferencial, segundo Westcott, é ser parte artista e parte atriz. “Tanto quanto ser uma performer carismática, Marina também possui um apurado senso estético. Ela é uma mestra em criar imagens intensas que irão permanecer por muito mais tempo do que a duração das performances” – declara Westcott.

Em 2010, dois acontecimentos marcantes na vida da artista já estão marcados. O MoMA – Museum of Modern Art – NY, fará uma retrospectiva em homenagem à obra da artista mulher e também será inaugurada, em Hudson, NY, a Abramović Foundation, espaço dedicado a ensinar e preservar a performance art. Sem fins lucrativos, a Abramović Foundation não terá palcos, e sim espaços para performance. Além de ministrar workshops e cursos públicos, a fundação terá biblioteca e programa de bolsas de estudo. As performances são momentâneas, passageiras, de acordo com a artista, mas a Abramović Foundation será a obra que ela deixará como registro no tempo.

“Nós não ensinaremos só os artistas; nós também queremos educar o público.”

Um comentário:

Tânia Souza disse...

Impressionante, texto interessantissimo!!!!