sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

V Festival de Apartamento (São Paulo/Ipiranga)



Performance Art
Convite aos Performers:

O conceito de Apartment Festival foi cunhado pelos neoistas nos anos 80 como uma forma de realizar eventos de Performance Art em escala internacional nas moradias dos próprios artistas, sem a necessidade de recorrer aos órgãos oficiais (HOME, Stewart. Assalto à Cultura, Conrad, 1999). Basicamente, para realizar um Festival basta um local, uma intenção e artistas interessados em apresentar e assistir performances.
Em 2007, o grupo performático AcompanhiA se apropriou do conceito (seguindo a cartilha de "plágio criativo" do próprio neoismo) e centrou suas atividades em torno da realização de uma série de eventos performáticos coletivos:

O I Festival de Apartamento "Sechiisland" aconteceu em Julho de 2007, logo seguido, em Fevereiro de 2008, pelo II Festival de Apartamento "Sechiisland", que contou com a participação de performers internacionais.
O III Festival de Apartamento "Penisula Dran", não foi organizado pelo AcompanhiA, mas pela artista plástica Viviandran, e realizado em Santiago em Junho de 2008.
Por fim, IV Festival de Apartamento "Sechiisland (em Campinas)", último organizado pelo AcompanhiA, aconteceu em 9 de Agosto de 2008, contando tabém com a participação de alunos da pós-graduação em Artes da Unicamp.

O AcompanhiA deixou de existir em Dezembro de 2008, mas o Festival de Apartamento, por sua própria natureza, tomou vida própria a partir da iniciativa da atriz e performer Thaíse Nardim (participante do IV Festival) em abrir sua casa no Ipiranga, São Paulo/SP para realização de um novo evento.

O V Festival de Apartamento (São Paulo/Ipiranga) será realizado em 14 de Março de 2009. Nessa fase gostaríamos de convidar artistas interessados em participar com trabalhos de Performance Art. Maiores detalhes serão divulgados, no devido tempo, nos seguintes blogs:

Cabe na Mão - Blog da Atriz e Performer Thaíse Nardim
Reminiscências de um Lorde Velho - Blog do escritor Rodrigo Emanoel Fernandes
Costurada pra Dentro - Blog da atriz e performer Ludmila Castanheira

Os performers interessados em participar do festival, por favor entrem em contato conosco através dos e-mails dos organizadores:

Thaíse Nardim: thaise.nardim@gmail.com
Rodrigo Emanoel Fernandes: lorde_velho@yahoo.com.br
Ludmila Castanheira: ludmila_cenicas@yahoo.com.br

Um comentário:

Devir disse...

Descosturar é preciso
viver não é preciso